Apostila SEDUC TO 2023 PDF Download Concurso SEDUC TO 2023 Tocantins Professor Regente, Coordenador Pedagógico e Orientador Educacional.

Cada Apostila SEDUC TO 2023 PDF Download e Impressa possui conteúdo didático e atualizado e está organizada de acordo com as matérias cobradas no atual edital do Concurso SEDUC TO 2023 Tocantins. Cada apostila contém questões, todas gabaritadas, que auxiliarão no entendimento da parte teórica e, diversos bônus, incluindo Cursos Online.
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Elaboradas por professores especializados em cada uma das matérias do edital, cada apostila foi organizada para proporcionar o melhor rendimento na sua preparação, abordando cada conteúdo de forma precisa. Estude agora para o Concurso SEDUC TO 2023 com o material de acordo com o edital oficial.

Características de cada Apostila SEDUC TO 2023 PDF Download e Impressa

- Material PDF Download ou Impresso;
- Contém exercícios de fixação gabaritados ao final de cada disciplina;
- Conteúdo completo, de acordo com o edital;
- Materiais digitais para reforçar a sua preparação;
- Elaborada por professores especializados em Concursos Públicos.

Atribuições dos Cargos

Atribuições do Cargo Professor da Educação Básica para a função de Professor Regente Concurso SEDUC TO 2023 Tocantins: Formação: Licenciatura ou bacharelado mais formação pedagógica para docência na área de atuação. Nos termos da Resolução nº 82, de 3 de agosto de 2017, do Conselho Estadual de Educação do Estado do Tocantins, cumpre a função de Professor Regente: I – participar da elaboração, implementação e avaliação do Projeto Político-Pedagógico da UE; II – elaborar, executar e avaliar o planejamento pedagógico, em consonância com a realidade da classe e da UE, replanejando sempre que for necessário; III – ministrar as aulas de acordo com o horário, carga horária e planejamento estabelecidos; IV – utilizar estratégias adequadas, métodos e técnicas, de acordo com a necessidade do aluno e o conteúdo a ser ministrado; V – utilizar, em sala de aula, estratégias definidas com o coordenador pedagógico, para melhoria das práticas pedagógicas; VI – observar, continuamente, o desempenho individual dos estudantes, identificando necessidades e carências que interfiram na aprendizagem, criando alternativas para melhorar os rendimentos; VII – manter a disciplina em sala de aula e colaborar com a ordem geral da UE; VIII – participar das atividades sociais, cívicas, artísticas e culturais promovidas pela UE; VIX – corrigir e entregar aos estudantes as avaliações e atividades desenvolvidas; X – inserir no SGE os dados e informações de sua responsabilidade: a) diariamente, os conteúdos, atividades e frequência; b) bimestralmente, notas; c) ao final do período letivo, os resultados obtidos pelos estudantes por meio do Conselho de Classe Pedagógico e recuperação; d) atender aos prazos estabelecidos nas normas; XI – entregar o diário de classe preenchido, impresso e assinado ao coordenador pedagógico ou conforme a UE determine, em até sete dias úteis, após a finalização do bimestre; XII – participar de reuniões gerais quando convocado, de reuniões do Conselho de Classe Pedagógico e do Conselho Educacional Comunitário e de atividades de formação continuada; XIII – promover ambiente agradável e propício à aprendizagem; XIV – solicitar aos professores das salas de recursos multifuncionais, apoio e orientação que viabilizem o processo de ensino e aprendizagem do estudante público-alvo da Educação Especial; XV – informar ao orientador educacional e, quando não houver, ao coordenador pedagógico ou ao secretário escolar, os casos de infrequência injustificada do estudante, após três dias consecutivos ; XVI – apropriar-se dos resultados das avaliações internas e externas e das metas estaduais e da UE e promover ações de melhorias no desempenho do estudante; XVII – participar da elaboração do plano de intervenção escolar planejando ações para melhoria da aprendizagem, reforçando a interdisciplinaridade e contextualização dos conteúdos; XVIII – participar do processo de regularização da vida escolar do estudante; XIX – utilizar de tecnologias para o desenvolvimento de atividades pedagógicas com enfoque em metodologias atuais; XX – participar ativamente do planejamento coletivo da unidade escolar; XXI – utilizar do tempo da hora atividade para organizar e desenvolver atividades inerentes ao planejamento das aulas.

Atribuições do Cargo Professor da Educação Básica para a Função de Coordenador Pedagógico Concurso SEDUC TO 2023 TocantinsBaixe Apostila SEDUC TO 2023 PDF Download Professor da Educação Básica - Coordenador Pedagógico Completa Clicando Aqui! Formação: Licenciatura em Pedagogia Nos termos da Resolução nº 82, de 3 de agosto de 2017, do Conselho Estadual de Educação do Estado do Tocantins, cumpre ao Coordenador Pedagógico: I - coordenar, orientar e supervisionar as atividades relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem, com vistas ao acesso, permanência e sucesso escolar; II - articular com o de sistematização a elaboração, operacionalização, monitoramento e avaliação do Projeto Político Pedagógico da UE; III - orientar e acompanhar as ações/projetos/atividades do Plano de ação do PPP com macro alcance, tendo como ponto de partida as dez competências gerais da BNCC, compreendendo que estas são metadisciplinares e perpassam todos os componentes curriculares; IV- elaborar um cronograma de acompanhamento, com pauta e orientações para assegurar a eficácia do planejamento coletivo semanal dos professores; V - garantir, orientar o planejamento dos professores, de forma sistemática e coletiva, em consonância com os documentos norteadores das Políticas Educacionais, Documentos Curriculares do Território do Tocantins-DCTs, e o Projeto Político Pedagógico; VI - estabelecer formas de comunicação claras e eficazes com todos, articulando argumentos conectados ao contexto e consistentes com sua responsabilidade à frente da função que atua; VII - monitorar as aulas do professor, sistematicamente, com a finalidade de subsidiar o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas; VIII - monitorar, periodicamente, o preenchimento dos diários de classe no SGE, visando ao cumprimento do planejamento de curso, das aulas e da carga horária, registro dos objetos de onhecimentos, frequências e notas dos estudantes; IX - orientar os professores na utilização dos recursos pedagógicos e tecnológicos disponíveis na UE; XI - acompanhar o processo de avaliação contínua, recuperação paralela e final, adaptação e aproveitamento de estudo, programa individual de estudo e avaliação; XII - planejar e articular a participação do docente na Formação Continuada; XIII - monitorar o rendimento escolar, em atendimento às metas estabelecidas; XVI - monitorar o cumprimento e o registro da hora-atividade do professor; XV - participar do processo de integração escola/família/comunidade; XVI - apoiar e acompanhar, na UE, a atuação dos estagiários dos cursos de licenciatura das Instituições de Ensino Superior; XVII - analisar e validar, em até dez dias úteis após o término de cada bimestre, os diários de classe no SGE; XVIII - coordenar, juntamente com o diretor, as três etapas do Conselho de Classe Pedagógico, acompanhando e  garantindo a devolutiva das ações de intervenção e melhoria da aprendizagem, no Pós-Conselho. XIX - promover a autoavaliação contínua dos processos pedagógicos, como: cumprimento de currículo, estratégias de intervenção aos estudantes; uso de metodologias ativas, monitoramento das metas e ações do PPP. XX - apoiar, acompanhar e orientar os professores da escola no atendimento a todos os projetos e atividades pedagógicas propostas na área da implementação dos DCTs (Etapa Ensino Fundamental e Médio); Baixe Apostila SEDUC TO 2023 PDF Download Professor da Educação Básica - Coordenador Pedagógico Concurso SEDUC TO 2023 Tocantins Clicando Aqui! XXI - criar instrumento para monitoramento e registro do planejamento e execução das aulas presenciais e não presenciais e da operacionalização dos projetos integradores e do projeto de vida, em conformidade com o Projeto Político Pedagógico; XXII - coordenar juntamente com o diretor, a equipe técnico-pedagógica para definir as diretrizes pedagógicas comuns e a estratégia de implementação efetiva do currículo em colaboração com o corpo docente. XXIII - orientar e apoiar os professores, junto com a equipe técnico-pedagógica, na condução das aulas e na elaboração de materiais pedagógicos. XXIV - apoiar e orientar a implementação do currículo, metodologias ativas e novas formas de avaliação para promover a aprendizagem. XXV - incentivar a realização de projetos integradores como estratégia de promoção da inter/transdisciplinaridade e fortalecimento das competências e habilidades; XXVI - estimular a participação dos docentes nas formações continuadas propostas pela Escola,  DRE e Seduc/TO, monitorando a aplicação dos conhecimentos adquiridos, com foco no resultado das aprendizagens dos estudantes; XXVII - monitorar o rendimento escolar em atendimento às metas estabelecidas pelo Plano Estadual de Educação e consolidadas no PPP da unidade escolar; XXVIII - auxiliar o Coordenador Pedagógico de Área no planejamento por área de conhecimento, com foco no desenvolvimento das competências e habilidades dos DCTs ( Etapas Ensino Fundamental e Médio); XXIX - participar do processo de integração escola/família/comunidade; XXX - propor e incentivar estratégias para o desenvolvimento do projeto de vida dos estudantes, valorizando a importância da escola nas suas escolhas e trajetórias. XXXI - planejar e executar os encontros com as famílias (plantões pedagógicos) juntamente com a equipe gestora e os professores; XXXII - organizar agenda de atendimento dos professores aos pais; XXXIII - apresentar os resultados das avaliações diagnósticas juntamente com o Coordenador Pedagógico de Área (por série e por turma) para as famílias e propor ações que as mesmas possam fazer para contribuir com a melhoria do aprendizado do estudante; XXXIV - realizar atendimento às famílias dos estudantes que apresentam dificuldade de aprendizagem, relacionamento e comportamento disciplinar; XXXV - incentivar a participação e presença de 100% dos estudantes nas Avaliações internas e externas; XXXVI - realizar e participar dos encontros mensais com os líderes de turma para discussão sobre questões pedagógicas e rotineiras (horários, normas escolares, avaliações, etc); XXXVII - assessorar o Orientador Educacional na aplicação dos instrumentos de consulta do Préconselho, com objetivo de levantar as demandas dos estudantes, em relação ao processo ensino e aprendizagem nos segmentos da escola; XXXVIII - divulgar e estimular os estudantes e profissionais da escola, na participação das atividades científicas e acadêmicas (olimpíadas, prêmios, concursos, etc), apoiando na realização das inscrições; XXXIX - incentivar e apoiar as atividades de Protagonismo Juvenil; Baixe Apostila SEDUC TO 2023 PDF Download Professor da Educação Básica - Coordenador Pedagógico Completa Clicando Aqui! XL- promover e articular a integração da Formação Geral Básica, com a parte flexível do currículo, visando uma nova concepção de avaliação. XLI - acompanhar o desenvolvimento das aulas presenciais e não presenciais das Unidades Curriculares: Trilhas de Aprofundamento, Eletivas e do Projeto de Vida; XLII - criar um instrumento para acompanhamento e execução do planejamento das aulas que contemple a formação geral básica e da parte flexível do currículo; XLIII - coordenar o acompanhamento pedagógico aos estudantes oriundos da busca ativa em articulação com o orientador, psicólogo/assistente social e os professores, com vista a permanência com sucesso do estudante. XLIV - organizar os registros com os devidos formulários do CIFI (Controle de Infrequência e Faltas Injustificadas), para os professores preencherem com os dados dos estudantes infrequentes; XLV - realizar acompanhamento periódico e sistemáticos formulários do CIFI (Controle de Infrequência e Faltas Injustificadas), garantindo agilidade no processo e a efetivação das providências, em um prazo máximo de 7 (sete) dias a partir do comunicado dos professores e encaminhar ao Orientador Educacional para as devidas providências; XLVI - aplicar avaliação diagnóstica bimestral para verificar a aprendizagem do estudante regresso e propor intervenções pedagógicas e avaliativas; XLVII - orientar o corpo docente na elaboração do Plano de Acompanhamento individualizado para recuperação da aprendizagem dos estudantes que retornaram à escola; XLVIII - acompanhar a frequência e o desempenho dos estudantes matriculados durante um ano e repassar periodicamente, conforme estratégia, as informações ao Supervisor Estadual da Busca Ativa (UNICEF), a fim de que possa realizar as devidas intervenções e registros na plataforma digital.


Atribuições do Cargo Professor da Educação Básica para a Função de Orientador Educacional Concurso SEDUC TO 2023 TocantinsBaixe Apostila SEDUC TO 2023 PDF Download Professor da Educação Básica - Orientador Educacional Completa Clicando Aqui! Formação: Licenciatura em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional ou Licenciatura em Pedagogia mais Pós Graduação em Orientação Educacional Nos termos da Resolução nº 82, de 3 de agosto de 2017, do Conselho Estadual de Educação do Estado do Tocantins, Orientador Educacional: I – participar e colaborar no processo de elaboração, implementação e avaliação do Projeto PolíticoPedagógico; II – participar, com a equipe pedagógica, do processo de planejamento, avaliação e recuperação da aprendizagem do aluno; III – conhecer e apropriar-se dos resultados dos estudantes nas avaliações internas, por meio do SGE, das avaliações externas e do Sistema de Avaliação da Educação do Tocantins ; IV – apoiar e assessorar o coordenador pedagógico no desenvolvimento das ações educacionais; V – realizar atendimento aos estudantes que apresentem dificuldades de aprendizagem, intervindo, juntamente com professores, coordenador pedagógico e família; VI – trabalhar em parceria com os professores, para compreender o comportamento dos estudantes; VII – acompanhar, sistematicamente, o processo de aprendizagem, sugerindo práticas inovadoras que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino; VIII – participar dos conselhos de classe, sendo um dos articuladores que conduzem o momento para reflexão e discussão das dificuldades de aprendizagem; IX – incentivar os estudantes quanto à importância da participação nas avaliações internas e externas; X – realizar, juntamente com a coordenação pedagógica, reuniões periódicas com pais e comunidade, apresentando o rendimento escolar; XI – notificar o Conselho Tutelar do Município da relação dos estudantes que apresentem quantidade de faltas acima de 30% (trinta por cento) do percentual permitido em Lei Estadual nº 13.803, de 10 de janeiro de 2019; XII – orientar, acompanhar e executar, sistematicamente, as atividades promovidas pela UE, com o uso de estratégias eficazes no combate e erradicação da evasão escolar; XIII – planejar e coordenar a implementação das ações e metas contempladas no Projeto PolíticoPedagógico da UE; XIV – buscar conhecer os diferentes estilos de vida dos estudantes, sua cultura, hábitos e costumes e a influência destes nos fatores da aprendizagem; XV – participar efetivamente da elaboração e divulgação das normas internas da Unidade Escolar; XVI – orientar e coordenar o processo de escolha dos representantes de classe e dos professores orientadores de turma; XVII – orientar e acompanhar o processo participativo dos representantes de classe no PréConselho; XVIII – orientar os estudantes em seu desenvolvimento pessoal, com a formação de seus valores, atitudes, emoções e sentimentos; XIX – incentivar o protagonismo estudantil nos órgãos colegiados, grêmio estudantil ou entidades existentes na escola; XX – despertar no estudante o respeito pelas diferenças individuais; XXI – mediar às relações interpessoais entre os professores, os estudantes e a comunidade escolar; XXII – colaborar com a Unidade Escolar a fim de garantir as informações sobre a vida escolar dos estudantes, encaminhando dúvidas e questionamentos aos órgãos e servidores competentes; XXIII – favorecer a construção de um ambiente democrático e participativo, onde se incentive a produção do conhecimento por parte da comunidade escolar, promovendo mudanças atitudinais, procedimentais e conceituais nos indivíduos; XXIV – planejar e implementar ações referentes à inclusão de estudantes com deficiência. XXV – promover ações de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência, especialmente a intimidação sistemática (bullying).


Distribuição de Vagas do Concurso SEDUC TO 2023 Tocantins da Secretaria da Educação do Estado do Tocantins: 5.021 vagas para o cargo de Professor da Educação Básica, para o exercício das funções de Professor Regente, Coordenador Pedagógico e Orientador Educacional, do Quadro de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Profissionais da Educação Básica Pública do Estado do Tocantins e formação de cadastro de reserva. E 143 vagas para o cargo de Professor da Educação Básica, para o exercício da função de Professor Regente, na Educação Indígena e à criação de cadastro de reserva.

O prazo de validade do Concurso SEDUC TO 2023 Tocantins será de dois anos, contados a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado pelo mesmo período e a critério da SECAD TO da Secretaria da Administração do Estado do Tocantins e do SEDUC TO Secretaria da Educação do Estado do Tocantins.