Apostila Prefeitura de Votorantim SP 2022 PDF Download Professor de Educação Básica PEB I Concurso Prefeitura de Votorantim SP 2022 São Paulo.

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Conteúdo da Apostila Prefeitura de Votorantim SP 2022 PDF Download Professor de Educação Básica PEB I

- Língua Portuguesa
- Matemática
- Conhecimentos Específicos
- Publicações Institucionais
- Livros e artigos

Conteúdo Programático Cargo Professor de Educação Básica PEB I

Detalhes do Conteúdo Programático Cargo Professor de Educação Básica PEB I Concurso Prefeitura de Votorantim SP 2022 São Paulo.

Língua Portuguesa: Interpretação de texto, conhecimento da norma culta na modalidade escrita do idioma e aplicação da Ortografia oficial; Noções de fonologia. Acentuação Gráfica: emprego dos sinais de pontuação. Concordância Verbal. Concordância Nominal. Regência Verbal. Regência Nominal. Funções Sintáticas / Uso dos Pronomes. Funções e Análise/Uso das Conjunções. Funções e Análise / Uso dos Artigos. Funções e Análise/Uso dos Adjetivos. Funções e Análise/Uso dos Numerais. Gêneros Discursivos (Produção Textual). Análise Linguística.

Matemática: Potências e raízes. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples e composta. Média aritmética simples e ponderada. Juros simples. Equação do 1.º e 2.º graus. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Sistemas de medidas usuais. Geometria: forma, perímetro, área, volume, ângulo, teorema de Pitágoras. Resolução de situações problema.

Conhecimentos Específicos: CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL de 1988: Título II - Dos Direitos E Garantias Fundamentais. Capítulo I - Dos Direitos E Deveres Individuais E Coletivos. Capítulo II - Dos Direitos Sociais. Capítulo III - Da Educação, Da Cultura E Do Desporto: Seção I - Da Educação. LEI FEDERAL Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990 - Dispõe sobre o Estatuto da Criança do Adolescente - ECA: Das disposições preliminares - artigos 1º ao 6º. Do Direito à Vida e à Saúde - artigos 7º ao 14. Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade - artigos 15 a 18-B. Do Direito à Convivência Familiar e Comunitária - artigos 19 a 24. Da Prevenção - artigos 70 a 73. Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer - artigos 53 a 59. Da Autorização para Viajar - artigos 83 a 84. Dos crimes em espécie: artigo 232. LEI FEDERAL Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB: Título I - Da Educação. Título II - Dos Princípios E Fins Da Educação Nacional. Título III - Do Direito À Educação E Do Dever De Educar. Título IV - Da Organização Da Educação Nacional. Título V - Dos Níveis E Das Modalidades De Educação E Ensino: Capítulo I - Da Composição Dos Níveis Escolares; Capítulo II - Da Educação Básica: Seção I - Das Disposições Gerais, Seção II - Da Educação Infantil, Seção III - Do Ensino Fundamental, Seção V - Da Educação De Jovens E Adultos. Capítulo V - Da Educação Especial. LEI MUNICIPAL 1.596/01 E SUAS ALTERAÇÕES - Estatuto do Magistério Municipal de Votorantim/SP LEI MUNICIPAL Nº 1.090/93 - Estabelece o Estatuto do Funcionário Público de Votorantim E SUAS ALTERAÇÕES. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 17 DE JUNHO DE 2004 - Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (anexo o Parecer CNE/CP nº 3/04). RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 4, DE 13 DE JULHO DE 2010 - Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (anexo o Parecer CNE/CEB nº 7/10). RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 4, DE 02 DE OUTUBRO DE 2009 - Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica. RESOLUÇÃO SME/SEED Nº003/2020. Define as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil e Ensino Fundamental. Orientações Curriculares do Sistema Municipal de Ensino de Votorantim para a Educação Infantil, Ensino Fundamental, EJA, Atendimento Educacional Especializado e PPP.  RESOLUÇÃO SME/SEED nº017/2018 e seu anexo. Institui o Regimento Escolar no âmbito das escolas municipais que compõem o Sistema Municipal de Ensino de Votorantim. RESOLUÇÃO SME/SEED nº 011/2020. Dispõe sobre o Atendimento Educacional Especializado - AEE.

Publicações Institucionais:  BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, MEC/SEESP, 2008. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Base Nacional Comum Curricular.

Livros e artigos: CARVALHO, Rosita Edler. “Educação Inclusiva: do que estamos falando?” In: Revista Educação Especial, número 26, 2005 - p. 1-7. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, Brasil FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed., São Paulo: Paz e Terra, 2011. LA TAILLE, Yves. DANTAS, Heloisa e OLIVEIRA, Marta Kohl de. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. 24. ed. São Paulo: Summus, 1992. RIOS, Terezinha Azerêdo. Ética e competência. 20. ed., São Paulo: Cortez, 2011. FERREIRO, Emília. O ingresso na escrita e nas culturas do escrito. 25. ed., São Paulo: Cortez, 2010. FERREIRO, Emília e TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre, Artmed, 1986. KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos infantis: O jogo, a criança e a educação. Petrópolis: 18ª edição. Vozes 2014. LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002. LERNER, Delia; SADOVSKY, Patrícia. “O sistema de numeração: um problema didático”. In: PARRA, Cecília (Org.). “Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas”. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. p. 73-155. LUCKESI, Carlos C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e preposições. 22ª ed. São Paulo: Cortez, 2011. WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 2002.