Apostila Prefeitura de Londrina PR 2022 PDF Download Professor de Educação Básica Concurso Prefeitura de Londrina 2022 Professor.

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Conteúdo da Apostila Prefeitura de Londrina PR 2022 PDF Download Professor de Educação Básica

- Língua Portuguesa
- Matemática
- Tecnologia
- Conhecimentos Específicos

Conteúdo Programático Cargo Professor de Educação Básica

Detalhes do Conteúdo Programático Cargo Professor de Educação Básica Docência de Educação Básica PEBU01 Concurso Prefeitura de Londrina PR 2022 Professor.

Língua Portuguesa: 1. Interpretação de gêneros textuais de circulação no campo da vida cotidiana, estudo e pesquisa, midiático e artístico literário (conteúdo temático, contexto de produção, circulação, finalidades, intencionalidades dos textos, informações implícitas e explícitas, inferências, sentido de palavras e expressões). 2. Coesão e coerência textual. 3. Concordância nominal e verbal. 4. Regência verbal e regência nominal (tempo, gênero, número). 5. Ortografia (acentuação, pontuação, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos). 6. Emprego das classes de palavras. 7. Semântica (sentidos conotativo e denotativo, sinônimos e antônimos, significação das palavras). 8. Sintaxe (funções sintáticas das palavras nas frases e seus efeitos de sentido, períodos compostos por coordenação e por subordinação). 1. Fundamentos teóricos e metodológicos de ensino da Língua Portuguesa. 2. Avaliações do ensino em larga escala (Sistema de Avaliação da Educação Básica - Matrizes de referência SAEB Prova Brasil (5º ano) e SAEB - 2º ano, em Língua Portuguesa. 3. Política Nacional de Alfabetização - MEC. 4. Psicogênese da linguagem escrita no processo de Alfabetização. 5. Práticas de ensino de leitura do 1º ao 5º ano, níveis de fluência leitora. 6. O ensino da Língua Portuguesa na abordagem discursiva, por meio de gêneros textuais.

Matemática: 1. Números e Álgebra: Sistema de numeração decimal, números inteiros e racionais na representação fracionária e decimal, operações básicas e estratégias de cálculo mental no conjunto dos números inteiros, racionais, porcentagem e potenciação. Relações entre frações, números decimais e porcentagem. Frações equivalentes. Razões e proporções. Divisão proporcional. Regras de três simples e compostas. Noções de lógica. Linguagem algébrica - variável e incógnita. Equivalência de expressões algébricas - identificação da regularidade de uma sequência numérica. Equações polinomiais do 1º grau. Associação de uma equação linear de 1º grau a uma reta no plano cartesiano. Sistemas de equações polinomiais de 1º grau - resolução algébrica e representação no plano cartesiano. 2. Geometria: Características, planificação e classificação de figuras geométricas espaciais. Características e classificação de figuras geométricas planas, de acordo com o número de lados. Ampliação e redução de figuras geométricas planas. Simetria. Localização espacial, deslocamento de objetos e pessoas no espaço. Ângulos. Retas paralelas, perpendiculares e transversais. 3. Grandezas e Medidas: tempo, comprimento (incluindo perímetro), massa, capacidade, volume, área, valor e temperatura. 4. Probabilidade e estatística: Pesquisa e organização de dados em tabelas simples e de dupla entrada. Compreensão e interpretação de informações organizadas em tabelas e gráficos de barras, colunas, setor e linha. Princípios de contagem e probabilidade. Análise combinatória. 5. Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino da Matemática. Avaliações do ensino em larga escala (Sistema de Avaliação da Educação Básica - Matrizes de referência SAEB Prova Brasil (5º ano) e SAEB (2º ano), em Matemática). Tendências em Educação Matemática: Resolução de problemas, Modelagem Matemática, Investigação Matemática, Etnomatemática e Matemática Crítica. Recursos didáticos para o ensino de Matemática - manipuláveis e digitais. Interdisciplinaridade e aprendizagem da Matemática. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as especificações no currículo de Matemática. Referencial Curricular do Estado do Paraná - RCP (Matemática). A Teoria histórico - cultural e suas implicações na Educação Matemática.

Tecnologia: 1. O professor e a utilização das tecnologias digitais no contexto educacional. 2. Ferramentas digitais de colaboração e comunicação. 3. Tecnologias digitais da informação e comunicação na educação. 4. Tecnologia  Assistiva. 5. Funcionalidades, configurações do Google Drive para organização e armazenamento em nuvem e sua utilização no contexto educacional. 6. Documentos, planilhas e apresentações Google: principais configurações, funcionalidades, compartilhamento e uso pedagógico. 7. Formulários Google: os diversos usos do Google Forms, principais configurações, funcionalidades e uso pedagógico. 8. Criação, organização e gerenciamento de salas virtuais no Google Classroom. 9. Criação e organização de uma videoconferência no Google Meet, suas principais configurações, funcionalidades e uso pedagógico. 10. Programas do Office (Microsoft): principais configurações, funcionalidades, armazenamento e uso pedagógico. 11. Internet - Browsers: Google Chrome, Internet Explorer, Mozilla, Edge, principais ferramentas e configurações. Busca/pesquisa e segurança na Web.

Conhecimentos Específicos: 1. Concepção de criança. 2. Concepção de Currículo. 3. Proposta Pedagógica. 4. Princípios da Educação infantil. 5. Organização de tempos, espaços e materiais na Educação Infantil. 6. Objetivos de aprendizagem. 7. Saberes e Conhecimentos. 8. Campos de Experiência. 9. Direitos de Aprendizagem. 10. Inclusão. 11. Avaliação. 12. Articulação com o Ensino Fundamental. 13. Sequências Didáticas. 14. Planejamento. 15. Práticas Pedagógicas. 16. Expectativas de Aprendizagem dos Campos de Experiências: Escuta, fala, pensamento e imaginação e Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. 17. Avaliação do processo de ensino e aprendizagem, conforme normativas e diretrizes locais. 18. Elementos do planejamento docente. 19. Lei Federal nº 9394/1996 e suas alterações. 20. Noções de organização da educação básica e princípios e fins da educação nacional. 21. Organização da Educação Infantil: oferta, matrícula, jornada, avaliação e frequência. 22. Educação Especial. 23. Proposta Pedagógica. 24. Base Nacional Comum Curricular. 25. Referencial Curricular do Estado do Paraná: Princípios, Direitos e Orientações. 26. Parâmetros Nacionais de Qualidade da Educação Infantil. 27. Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena (Lei Federal nº 11.645/2008). 28. Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal nº 8069/1990); 29. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.