Apostila SEDUC Guarujá SP 2022 PDF Download Auxiliar de Desenvolvimento Infantil Concurso SEDUC Guarujá SP 2022 da Prefeitura de Guarujá São Paulo.

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Conteúdo da Apostila SEDUC Guarujá SP 2022 PDF Download Auxiliar de Desenvolvimento Infantil

- Língua Portuguesa
- Matemática
- Conhecimentos Específicos

Conteúdo Programático Cargo Auxiliar de Desenvolvimento Infantil

Detalhes do Conteúdo Programático Cargo Auxiliar de Desenvolvimento Infantil Concurso SEDUC Guarujá SP 2022 da Prefeitura de Guarujá 2022 São Paulo.

Língua Portuguesa: Questões que possibilitem avaliar a capacidade de Interpretação de texto, conhecimento da norma culta na modalidade escrita do idioma e aplicação da Ortografia oficial; Acentuação gráfica; Pontuação; Classes gramaticais; Concordância verbal e nominal; Pronomes: emprego e colocação e Regência nominal e verbal.

Matemática: Teoria dos Conjuntos; Conjuntos dos números Reais (R): operações, propriedades e problemas; Cálculos Algébricos; Grandezas Proporcionais - Regra de Três Simples e Composta; Porcentagem e Juro Simples; Sistema Monetário Brasileiro; Equação do Primeiro e Segundo Graus - problemas; Sistema Decimal de Medidas (comprimento, superfície, volume, massa, capacidade e tempo) - transformação de unidades e resolução de problemas; Geometria: ponto, reta, plano – ângulos, polígonos, triângulos, quadriláteros, circunferência, círculo e seus elementos respectivos – figuras geométricas planas (perímetros e áreas) – sólidos geométricos (figuras espaciais): seus elementos e volumes; Funções do 1º e 2º graus; Sequências, Progressões Aritméticas e Geométricas. Resolução de problemas.

Conhecimentos Específicos: Publicações do MEC para a educação infantil. BRASIL. Constituição Federal de 1988 (Artigos 5º, 37 ao 41, 205 ao 214 e 227 ao 229). BRASIL. Lei Federal n.º 8.069, de 13/07/1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010. MEC – Base Nacional Curricular Comum – Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento na Educação Infantil, campos de experiências, objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para a Educação Infantil, transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. SÃO PAULO. Secretaria de Educação - Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - Currículo Paulista. EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Leila & FORMAN, Georg. As Cem Linguagens da Criança. Volume 1: A Abordagem de Reggio Emilia na Educação da Primeira Infância. Porto Alegre: Penso, 2015. RINALDI, Carla. Diálogos com Reggio Emilia: escutar, investigar e aprender. São Paulo: Paz e Terra, 2012. Noções de Primeiros Socorros. Sistema Operacional Microsoft Windows; Microsoft Office: Editor de textos Word e Planilha Excel; Internet e ferramentas Microsoft Office (2013, 2016).

As atribuições de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil compreendem participar da elaboração, execução e avaliação da proposta pedagógica da Unidade de Ensino; Atender os alunos em horários de entrada e saída dos períodos, intervalos de aulas, recreio e refeições, na higiene pessoal e locomoção, sempre que necessário, e nos horários estabelecidos pela equipe diretora; Auxiliar na organização, manutenção e higiene dos materiais e equipamentos; Zelar pela segurança e bem-estar dos alunos; Proporcionar momentos de recreação às crianças; Informar à equipe diretora sobre as condutas dos alunos, comunicando ocorrências e eventuais enfermidades; Colaborar no atendimento ao público, inclusive encaminhando pais e munícipes à Secretaria da Unidade de Ensino; Zelar pela formação integral das crianças; Elaborar e executar a programação referente às atividades, de acordo com o planejamento, sob orientação do assistente e supervisão do Diretor; Planejar e ministrar aulas e atividades de classe observados os programas oficiais de ensino e projetos pedagógicos; Cumprir cronogramas, calendário, datas comemorativas e horários de rotina do Núcleo de Educação Infantil Municipal; Desenvolver nas crianças hábitos de higiene, alimentação, boas maneiras, repouso, lazer, vestuário e estudo; Avaliar o desempenho global de aprendizagem das crianças; Organizar e escriturar diários de classe; Colaborar com a Secretaria Municipal de Educação e colegas, funcionários, na consecução dos objetivos maiores da instituição; Participar de reuniões, treinamentos, planejamentos, atividades sócio-culturais, esportivas e de outras atividades, atendendo a convocação da Secretaria Municipal de Educação do município, sempre que necessário; Zelar pelo bom uso, conservação e manutenção das instalações, equipamentos e material do Núcleo de Educação Infantil Municipal; Cumprir e fazer cumprir as decisões do Diretor da Unidade de Ensino e da Secretaria Municipal de Educação.