Apostila IPREV SC 2022 PDF Download Assistente Social Concurso IPREV SC 2022 Concurso Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina 2022.

A Apostila IPREV SC 2022 PDF Download Cargo Assistente Social foi organizada para proporcionar o melhor rendimento na sua preparação, abordando cada conteúdo de forma clara. Estude para o Concurso IPREV SC 2022 com o material de acordo com o edital oficial para o cargo de Assistente Social.

Apostila IPREV SC 2022 PDF Download Assistente Social

Conteúdo da Apostila IPREV SC 2022 PDF Download Assistente Social

- Língua Portuguesa
- Legislação e Ética na Administração Pública
- Informática Básica
- Raciocínio Lógico-Quantitativo
- Conhecimentos Específicos

Conteúdo Programático Cargo Assistente Social

Detalhes do Conteúdo Programático Cargo Assistente Social Concurso IPREV SC 2022 Concurso Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina 2022.

LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. Domínio da ortografia oficial. Domínio dos mecanismos de coesão textual: emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual; emprego de tempos e modos verbais. Domínio da estrutura morfossintática do período: emprego das classes de palavras; relações de coordenação entre orações e entre termos da oração; relações de subordinação entre orações e entre termos da oração; emprego dos sinais de pontuação; concordância verbal e nominal; regência verbal e nominal; emprego do sinal indicativo de crase; colocação dos pronomes átonos. Reescrita de frases e parágrafos do texto; significação das palavras; substituição de palavras ou de trechos de texto; reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto; reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. Correspondência oficial (conforme Manual de Redação Oficial do Governo do Estado de Santa Catarina); aspectos gerais da redação oficial; finalidade dos expedientes oficiais; adequação da linguagem ao tipo de documento; adequação do formato do texto ao gênero.

LEGISLAÇÃO E ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: Constituição Federal de 1988, artigos 1º ao 16 e artigos 37 ao 41. Artigos 312 ao 327 do Código Penal. Moralidade. Ética funcional. Regras Deontológicas. Lei nº 13.709/2018 – Lei Geral de Proteção de Dados. Constituição do Estado de Santa Catarina, de 1989. Lei nº 6.745/1985 - Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado de Santa Catarina. Lei Complementar nº 491/2010 - Estatuto Jurídico Disciplinar no âmbito da Administração Direta e Indireta do Estado de Santa Catarina Moralidade. Ética funcional. Regras Deontológicas.

INFORMÁTICA BÁSICA: Conceitos básicos de informática, componentes funcionais de computadores (hardware e software), periféricos e dispositivos de entrada, saída e armazenamento de dados. Windows e Linux: conceitos básicos e características. Conceitos e funções de aplicativos de editores de texto, planilhas eletrônicas, gráficos, apresentações e gerenciadores de banco de dados. Conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos e pastas. Segurança da informação, sistemas antivírus, Spyware, Malware, Phishing, Spam, sistemas de backup, criptografia, assinatura digital e autenticação. Intranet e Internet: conceitos básicos e utilização de tecnologias, ferramentas e aplicativos associados à internet; navegação, correio eletrônico, grupos de discussão, busca e pesquisa. Compactadores de arquivos, chat, softwares e ambientes para reuniões virtuais – Zoom, Google Meeting, Microsoft Teams e Skype.

RACIOCÍNIO LÓGICO QUANTITATIVO: Entendimento da estrutura lógica de relações arbitrárias entre as pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; dedução de novas relações em função de relações fornecidas e avaliação das condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e análise da lógica de uma situação, utilizando as funções intelectuais; raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos e discriminação de elementos; problemas utilizando as operações fundamentais.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CARGO ASSISTENTE SOCIAL IPREV SC: Políticas Públicas e direitos sociais no Brasil. Políticas de Seguridade Social no Brasil. O Serviço Social na Previdência Social. Questão Social e Serviço Social: debate contemporâneo. Fundamentos do Serviço Social. Projeto Ético Político do Serviço Social e Legislação Profissional: Lei de Regulamentação da Profissão; Código de Ética Profissional e Resoluções do Conselho Federal de Serviço Social. A práxis profissional: relação teórico prática. Serviço Social e interdisciplinaridade. Serviço Social e Família. Perspectivas jurídicas da família. Dimensão técnico-operativa do serviço social: concepções sobre instrumentos e técnicas; entrevistas; visita domiciliar; visita institucional; abordagens individual e coletiva; estudo social; perícia social; relatório social; laudo social; parecer social. Atribuições privativas e competências do Assistente Social. Planejamento e pesquisa social. A intervenção do Assistente Social nas condições e relações do Trabalho. Processos de gestão: planejamento, diagnóstico, monitoramento e avaliação. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e atualizações. Lei Complementar nº 412/2008, que dispõe sobre a organização do Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Estado de Santa Catarina e adota outras providências. Lei Complementar n. 773, de 11 de agosto de 2021, altera a Lei Complementar nº 412, de 2008, que dispõe sobre a organização do Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Estado de Santa Catarina, e estabelece outras providências. Decreto Estadual 3337/10; Classificação Internacional de Funcionalidade Incapacidades e Saúde da Organização Mundial de Saúde – CIF. Lei nº 8.662/1993. PNI Política Nacional do Idoso. Lei nº 10.741/2003 - Estatuto do Idoso. Lei Federal nº 8.742/1993, que dispõe sobre a organização da Assistência Social. Estatuto da Pessoa com Deficiência. Lei complementar nº 142, de 8 de maio de 2013; decreto nº 8.145, de 3 de dezembro de 2013; portaria interministerial nº 1,de 27 de janeiro de 2014.